Hit enter to search or ESC to close

Aos Novos Médicos Residentes

Comunicação FCM

Sejam muito BEM-VINDOS!

Rio de Janeiro, 08 de março de 2021.

Sempre nos primeiros dias de março, fazemos um evento de recepção aos novos Residentes. Neste ano, devido à pandemia da COVID-19, para mantermos nossas próprias orientações de proteção individual e coletiva, não foi possível uma recepção presencial. E lamentamos profundamente por isso, pois damos muita importância ao acolhimento, seja paciente, aluno, professor ou você, nosso residente. 

Vocês estão iniciando ou continuando suas carreiras médicas numa das maiores e melhores instituições do país, de grande reconhecimento nacional e internacional. Nosso Complexo de Saúde vem crescendo e se estruturando com mais força e determinação nos últimos anos. Nossa união e organização para as ações de enfrentamento da pandemia foram marcantes e muito agradecidas pela população que atendemos. Atualmente estamos com atuação desde a atenção primária à saúde, através de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, passando pela atenção secundária, basicamente na Policlínica Piquet Carneiro, até chegar na alta complexidade no Hospital Universitário Pedro Ernesto com apoio da Secretaria Estadual de Saúde. 

Nesta casa, a Residência Médica sempre foi valorizada e respeitada, interna e externamente. De forma oficial e regimental, a Residência Médica na UERJ é definida como um Programa de Pós-graduação Lato sensu da Faculdade de Ciências Médicas. Em outras palavras, além de ser um período de estágio de treinamento em serviço, com diversas atividades de assistência e cuidados ao paciente que trazem grande experiência aos novos médicos, os atuais 54 Programas de Residência Médica têm um caráter essencialmente acadêmico na nossa instituição. Na prática, nossos residentes participam e conduzem sessões clínicas nos seus Serviços, discussões de casos e de temas, com grande interação com alunos de graduação, apresentações em eventos nas respectivas áreas e envolvimento na produção científica orientada por nossos preceptores e professores. 

Vocês agora fazem parte da nossa comunidade médica, da nossa comunidade acadêmica. Caminharemos juntos, certamente com problemas, mas com grandes soluções. Como mensagem principal, preparem-se para uma bela e longa jornada que certamente irá moldar suas carreiras, trazer experiências de vida e competências médicas através de muito conhecimento teórico, de diversas habilidades práticas e, principalmente, do desenvolvimento das atitudes, posicionamentos e iniciativas que caracterizam o verdadeiro médico que precisamos no nosso país. 

Prof. Mario Fritsch
Diretor da FCM-UERJ

Prof. Ronaldo Damião
Diretor do HUPE-UERJ

Prof. Rogério Rufino 
Diretor da PPC-UERJ


Deixe uma resposta

Your email address will not be published.Required fields are marked *