Hit enter to search or ESC to close

Prof. Paulo Pinho – FCM/UERJ – toma posse como Diretor Regional RJ/ES ABEM

Comunicação FCM

Entrevista com Prof. Paulo Pinho:

“Vivemos na Regional essa mesma alegria que move a ABEM Nacional. Estamos na fase de construção colegiada do plano de trabalho, tanto para formalizar nosso modo de operar, como para definir e aprovar as nossas metas para o próximo biênio.”

A Faculdade de Ciências Médicas da UERJ e a ABEM _ A FCM esteve presente na ABEM desde a sua fase embrionária, formatando sua responsabilidade social e a compreensão da educação médica para além da resolução biológica da doença.

Na década de 60 do século passado, os Professores Américo Piquet Carneiro e Aloysio Amâncio estavam na gestão da ABEM, quando a ABEM era a Associação Brasileira de Escolas Médicas.

Nessa época, nossos Professores visionários já entendiam que o desafio posto era maior do que o desenvolver caminhos institucionais comuns para as Escolas Médicas, mas que a centralidade deveria estar na construção da educação médica capaz de formar médicos com maior compreensão do processo de adoecimento, livrar-se das amarras do pensamento restrito ao saber biológico contido nesse mesmo processo de adoecimento, que é necessário, todavia igualmente muito insuficiente, de abandonar a definição de saúde pela ausência da doença, a incorporação do internato ao curso de graduação médica, e a interrelação entre o internato e a residência médica como formação médica continuada e necessária.

Ainda que o desenvolvimento desses conceitos nos pareça muito moderno, eles estavam já presentes nos debates dentro da ABEM há quase 60 anos, trazidos pela coerência, reconhecida liderança e vanguarda dos nossos Professores.

Foi nos anos 60 e 70 do século passado, que começaram na nossa FCM, ainda que com outras designações, a visita ao domicílio daqueles que adoeciam, o acompanhamento de famílias, os levantamentos epidemiológicos formativos nas comunidades, a desospitalização da educação médica, a medicina integral com foco em atendimento ambulatorial, e o pioneirismo da adesão do HUPE ao Convênio entre o MEC e MPAS, aproximando a formação médica da sociedade.

Essas experiências locais enriqueciam, tensionavam, e direcionavam o debate sobre o modelo de formação médica dentro da ABEM, que por sua viria a ser espaço de reflexão para a construção e transformação do sistema público de saúde no Brasil.

No final da década de 70 e início dos anos 80, novamente a FCM se fez presente na ABEM, agora já tendo assumido a denominação atual de Associação Brasileira de Educação Médica, com o Professor Fernando Bevilacqua, que lá permaneceu por oito anos. Foi o fundador e primeiro editor da Revista Brasileira de Educação Médica, que passou a ser publicação científica oficial da ABEM, e pioneira no Brasil com foco na crítica, na reflexão e no desenvolvimento da educação médica.

Após breve afastamento, a FCM retornou à ABEM com o Professor Francisco Barbosa. Inicialmente como Diretor Regional e mais adiante como Membro do Conselho Diretor Nacional. Muito atuante, participou da formulação, desenvolvimento, e execução de diversos projetos dentro da ABEM, dentre os quais está o acolhimento como Projeto da ABEM, do Curso Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a prática da Preceptoria e Docência, coordenado pelas Professoras Denise Herdy (DMIF) e a nossa ex-Professora Convidada (DMIF) e ex-Preceptora da Psicologia Médica, Professora Lia Márcia Cruz da Silveira.

O protagonismo da UERJ na educação médica bem se expressa no produto deste curso: nasceu em 2009 dentro do HUPE, foi incorporado como Projeto ABEM em 2012, teve, desde então, 47 edições, formou 1.202 Preceptores e Docentes, em 20 Estados da União, em escolas médicas públicas e privadas, Professor Francisco Barbosa também tomou a si ações estruturantes avançadas, das quais merece destaque a sua colaboração para a promulgação do Decreto 7.508 de 2011, que estabeleceu o Contrato Organizativo da Ação Pública de Saúde, pelo qual ficaram disciplinados o financiamento e a inserção da graduação em medicina na Rede Pública de Saúde, contribuindo fortemente para a desospitalização da formação médica. 

Na primeira metade desta década, a Professora Albanita Viana de Oliveira promoveu repetidos encontros para discussão da educação médica dentro da FCM, e adequação do Curso Médico ao que viriam a ser as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, publicadas em junho de 2014. No bojo dessas discussões foi feita a ousada e consensuada definição do Perfil do Egresso do Curso de Graduação em Medicina da FCM.

A atmosfera aglutinadora e participativa reinante motivou a Professora Denise Herdy pedir autorização à Professora Albanita para a apresentar a FCM como Escola Médica candidata a receber o COBEM em 2015. Dada a autorização pela Professora Albanita, começaram-se conversas, buscas de apoio, e novamente o Professor Francisco Barbosa foi fundamental para essa conquista que coroava momento de intensa elaboração interna: aprovado o COBEM no RJ, sob patrocínio da FCM.Professora Denise Herdy seguiu sua vida associativa, e o reconhecimento veio na forma de eleição para o Conselho Diretor da ABEM, e novamente a FCM estava no centro da discussão da educação médica, com ousadia, tenacidade, inovação, como demonstraram o COBEM realizado há poucos dias.

Novo reconhecimento da nossa FCM e a Professora Denise Herdy é reeleita e agora o Conselho Diretor da ABEM é também integrado por um ex-Discente da nossa FCM, como Diretor Médico Residente, o Doutor André Ferreira de Abreu Júnior, conhecido por todos nós como envolvido com a educação médica, participativo nos processos institucionais, com brilhantes análises de conjuntura, mediador e aglutinador que fará a FCM mais presente na ABEM.No bojo dessa rica história da FCM dentro da ABEM, há a representação Regional da ABEM.

Nossa Regional compreende os territórios dos Estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

Uma Regional tem sua Gestão feita pelo Diretor Regional, pelo Coordenador Docente e seu vice Coordenador, pelo Coordenador Discente e seu vice Coordenador e pelo Coordenador Médico Residente e seu vice Coordenador, por Delegados Individuais eleitos e Institucionais indicados. A FCM conta nestes cargos com Paulo Pinho como Diretor Regional, Professora Lia Márcia Cruz da Silveira, Psicóloga, sua ex-Docente (DMIF) e ex-Preceptora (Psicologia Médica), Como Coordenadora Docente, a Educanda Mariana Regazzi como Vice Coordenadora Discente, os Delegados Eleitos: Professoras e Preceptoras Aída Assunção, Ana Chazan, Ana Tereza Soares de Moura, Andréa Augusta Castro, Andréa Soares, Luciana Motta, a Delegada Docente Institucional a Professora Mariana Bteshe, e a Delegada Discente Institucional, a Educanda Júlia Pereira Muniz Pontes.Vivemos na Regional essa mesma alegria que move a ABEM Nacional.

Estamos na fase de construção colegiada do plano de trabalho, tanto para formalizar nosso modo de operar, como para definir e aprovar as nossas metas para o próximo biênio.

De certo, é assegurar que as ações aprovadas nacionalmente tenham capilaridade até nossos Associados Individuais e Institucionais, e que seremos propositivos para a construção da educação médica que atenda as demandas da equidade, com foco no cuidado com o outro, socialmente referenciada, tendo por base a cooperação em rede colaborativa, participativa, inclusiva de todos, de construção colegiada, com as diferenças que se desejam acolhidas e expressas na nossa produção.


Deixe um comentário