Hit enter to search or ESC to close

COBEM 2020 pela ótica da FCM UERJ

Comunicação FCM

Promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica _ ABEM, o 58º COBEM aconteceu de forma virtual de 12 e 18 de outubro com o tema “Educação Médica em tempos de incerteza: qualidade, equidade e construção coletiva”.

FCM UERJ esteve representada por seus alunos e professores que participaram em diversas e diferentes atividades, além de ter 45 trabalhos aprovados e apresentados ao longo do evento.  

A documentação fotográfica aconteceu quase em tempo real e todo o acervo está disponível no Workplace Medicina UERJ. Como destaque  no evento entrevistamos a Professora Denise Herdy FCM UERJ, membro da Comissão Organizadora do COBEM2020 e da Diretoria Nacional da ABEM biênio 2018 – 2020.

Entrevista com a Professora Denise Herdy FCM UERJ

Professora Denise Herdy FCM UERJ

 “O 58º Cobem aconteceu!!! Estávamos todos querendo nos encontrar! Saudosos da partilha, dos abraços, de celebrar os avanços na educação médica, de construir caminhos inovadores, de rever nossas práticas…”

Alguns com passagem e hospedagem reservadas para um dos mais belos destinos do nosso País: Foz do Iguaçu! Veio a pandemia e a certeza de que nossas malas ficam guardadas para  a viagem adiada à tríplice fronteira, para o 59º Cobem, entre 30/10 e 2/11 de 2021 em Foz do Iguaçu.

Trabalhamos então na construção de um Congresso Brasileiro de Educação Médica virtual. Novidade para todos! E o desafio de garantir o aconchego das conversas de corredor e a alegria do reencontro! O tema central não poderia ser outro: Educação médica em tempos de incerteza: Qualidade, equidade e construção coletiva. Escolha motivada pela pandemia de coronavírus que não influenciou apenas as questões de saúde e economia globais; interferiu diretamente na forma como ensinamos, aprendemos e nos comunicamos, exigindo amplamente o reconhecimento de vulnerabilidades, a coesão da comunidade e o reconhecimento de nossa interdependência. 

Assim fizemos o nosso 58º Cobem, que aconteceu de 12 a 18 de outubro de 2020.Na avaliação dos 3.300 participantes do inédito COBEM virtual, conseguimos! Com muita troca de energia positiva, conhecimento, intensidade e emoção!

Tivemos lançamentos importantes para a comunidade acadêmica:  (a) o suplemento especial da RBEM, Revista Brasileira de Educação Médica com o tema “Ensino na Saúde em Tempos de Covid-19: Acesso, Iniquidades e Vulnerabilidade”, (b) do e-book “A escola médica na pandemia da Covid-19” fruto do Painel de 5 lives e Seminário realizados no 2º trimestre de 2020, em pleno debate sobre os impactos da Covid-19, ambos disponíveis na página da Abem: https://website.abem-educmed.org.br/.

Também houve o lançamento do Diretório das Escolas Médicas (DiremBr), um novo modo de acessar informações e análises sobre a educação médica brasileira, fruto da parceria Abem, ITEQ/UFBA e OPAS, acessível em https://direm.org/. Na abertura do evento, a conferência internacional com a professora Madalena Patricio, ex presidente da AMEE (International Association for Medical Education) foi um momento inspirador e emocionante de reflexão sobre o ensino híbrido na Medicina.

Na sequência, o destaque foi o vídeo-espetáculo do grupo Roda Gigante, que atua há mais de 10 anos no HUPE/UERJ e que apresentou de forma lúdica, afetuosa e crítica, as certezas das nossas incertezas. 

Na programação das manhãs, promovemos reuniões das 9 Regionais e organizamos o Cine Cobem com a projeção de  episódios da websérie “Na fila do SUS” seguido por debate com os realizadores e convidados.

No sábado aconteceu uma sessão especial do Cine Cobem com pílulas e trailers do filme “M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida”, de Jeferson De e debate com os realizadores do filme. M-8 conta uma história muito familiar a nossa FCM pois fala da trajetória de Maurício, jovem negro que ingressa como aluno cotista no curso de Medicina.

Todas as manhãs foram encerradas pelo “Bandejão do Cobem” momento de troca de receitas de pratos típicos das 9 Regionais Abem, apresentados em vídeos por nossos educadores e educandos.

Em todas as tardes, educadores e educandos convidados, trabalharam colaborativamente para dar vida às atividades de apresentações de trabalhos em destaque,  mesas-redondas e sessões de “Como eu faço”, painéis trazendo distintas perspectivas sobre temas relevantes e atuais e conferências emocionantes.

Vale destacar a escolha da Comissão Organizadora do 58º Cobem em priorizar debates de componentes curriculares obrigatórios a partir das DCNs 2014 e tão distantes, ainda, na realidade da maioria dos Cursos no Brasil:  

  • Formação médica e espiritualidade
  • Telemedicina na educação médica
  • Racismo estrutural nas Escolas de Medicina: razões, impactos e ações transformadoras
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: qual o papel da Escola Médica?
  • Políticas e práticas de acesso e permanência estudantil na escola médica: o que ainda precisa ser feito?
  • Educação interprofissional: formação do médico para o trabalho em equipe
  • Como temos nos preparado para lidar com a violência?
  • Vulnerabilidade na escola médica: opressões e interseccionalidades
  • A pandemia irá modificar o internato médico para sempre?
  • Fortalezas do SUS: o que a pandemia revelou?
  • Grupos Balint na escola médica em tempos de virtualidade
  • Impacto da pandemia nos processos de integração ensino serviço
  • Educação Médica que ensina diversidade, respeito e afeto
  • Por que aprendizagens relevantes caminham em paralelo na Escola Médica?
  • Ensino da prática na modalidade remota: é possível?
  • A necropolítica e a formação médica
  • Como lidamos com o preconceito na escola médica?
  • Epidemiologia da Covid-19 e perspectivas para o ensino médico. 

Como parte da agenda cultural do congresso elaborada por uma dedicada Comissão Cultural, as Gotas de Cultura foram destaques que trouxeram momentos de arte e sensibilidade produzidos por representantes da comunidade da educação médica de todo o país e produzindo conexão e reflexão coletiva.

Também destacamos os programas da Rádio Gentileza, que ao longo das tardes nos convidava a intervalos musicais e o Sarau Digital fazendo parte da agenda cultural do Cobem, completíssima, diversificada, sensível e produzida por educadores e educandos.Todas as atividades tiveram elevada audiência (entre 300 e 500 participantes em cada sala) e debates acalorados na interface da educação, medicina, inter-profissionalidade, ciência, tecnologia, cidadania, direitos humanos e políticas públicas.

Durante o Cobem aconteceu a Assembleia Geral Ordinária da Abem, quando foram empossados todos os representantes regionais eleitos em agosto.

A Regional RJ/ES terá, na gestão 2020-2022 uma intensa participação da FCM/UERJ.

Também foi concluída e homologada a eleição para o Conselho Diretor e o Conselho Fiscal da Abem, com a posse imediata das chapas  eleitas.

Integrando a gestão que se inicia temos representantes da FCM no Conselho Diretor (Profª Denise Herdy Afonso do DMIFC e ex aluno da FCM e atual Residente de MFC da SMS André Ferreira de Abreu Júnior) no Conselho Fiscal (Prof Francisco Barbosa Neto).

Para quem quiser conhecer mais sobre a Abem, a publicação Boletim da Abem, lançada anualmente durante o Cobem, apresenta os principais projetos e ações desenvolvidos pela associação ao longo do ano, bem como a prestação de contas da entidade e os destaques das atividades realizadas.

Acessível em https://website.abem-educmed.org.br/wp-content/uploads/2020/10/Boletim-do-Cobem-final.pdf

Homenagens emocionantes aos professores/educadores, ao educandos e aos profissionais médicos fizeram da programação um espaço de conforto e harmonia afetuosa.

O 58º Cobem foi um espaço de diálogo e compartilhamento, de promoção de reflexões, de identificação de oportunidades de aprimoramento, de trabalho colaborativo em rede.

Deu lugar para a diversidade e para o intercâmbio, para o respeito e para a solidariedade, para o contraditório e para a busca de consensos.Sem dúvida, fomos capazes de vencer os desafios da distância e da tecnologiamantendo conexões genuínas, afetivas e transformadoras.

Nos fortalecemos no contato estabelecido diariamente em mais de 120 atividades que fizeram desta edição do Cobem um vasto encontro, rico e emocionante.

Aproveitamos para lembrar que os certificados para os participantes do 58º Cobem, bem como dos trabalhos apresentados no evento, estarão disponíveis no painel do congressista a partir do dia 9 de novembro.

Agradecemos a todos os congressistas, painelistas, conferencistas, palestrantes e autores de trabalhos que tornaram nosso encontro tão especial, em especial a comunidade da FCM UERJ.

Para agradecer aos nossos congressistas e também a toda a comunidade da educação médica que nos inspira e move no trabalho diário e na construção coletiva, disponibilizamos no canal do YouTube da Abem algumas “Gotas do Cobem”, dando destaque a conferência “O encontro da escola médica com a ação pastoral no cuidado às populações (in)visibilizadas”, ministrada pelo padre Julio Lancelotti.

A conferência foi um momento de grande emoção e reflexão no congresso, e sua divulgação pública foi maciçamente solicitada pelos participantes do encontro. Visite o nosso canal: https://www.youtube.com/c/abemnacional


Deixe um comentário