Prof. Hésio de Albuquerque Cordeiro

Professor Hésio Cordeiro: Um breve histórico do seu legado

Um breve histórico do seu legado

Neste 8 de novembro de 2020, ficamos com um grande sentimento de perda. Neste momento, o que pode nos consolar foram as enormes realizações que o Prof. Hésio Cordeiro trouxe para o fortalecimento da nossa UERJ e, muito mais que isso, as admiráveis conquistas que o brasileiro Hésio Cordeiro deixou para o nosso país, especialmente na área da Saúde.

Hésio de Albuquerque Cordeiro nasceu em Juiz de Fora e ingressou em 1960 como aluno na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde completou sua graduação em Medicina em 1965 (na época Universidade do Estado da Guanabara – UEG).

Logo depois iniciou a Residência em Clínica Médica também na UERJ, concluindo em 1967. Desde cedo demonstrava seu interesse em Saúde Pública e, em 1970 foi para Kentucky University (EUA) para estudos em Community Medicine and Behavioral Sciences e, no ano seguinte, cursou Filosofia da Ciência na PUC-Rio. Prof. Hésio concluiu seu Mestrado em Saúde Coletiva na UERJ em 1978 e seu Doutorado em Medicina Preventiva na Universidade de São Paulo em 1981.

Pouco tempo depois assumiu a Presidência da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (1983-1985), com grande participação no Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira. Devido ao grande reconhecimento pelas suas ações, foi indicado para a Presidência do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), onde permaneceu entre 1985 e 1988, período em que atuou diretamente nas discussões sobre Saúde no processo constituinte, sendo, por isso, considerado um dos criadores do nosso Sistema Único de Saúde (SUS).

Na UERJ, ingressou em 1971 como docente no Instituto de Medicina Social (IMS), instituição que ajudou a fundar e onde foi Diretor em 1983-1984. Foi Reitor da UERJ de 1992 a 1995 e Diretor da Agência Nacional de Saúde de 2007 a 2010. Em 2014 recebeu o título de Pesquisador Honorário pela FIOCRUZ.

Este é apenas um breve resumo do legado deixado pelo Prof. Hésio Cordeiro que inspirou alunos e docentes e sempre será um exemplo para as futuras gerações.