A FCM realizará, no dia 28 de setembro, a terceira avaliação com a utilização da ferramenta O.S.C.E. para os internos do quinto e sexto anos.

O que é o O.S.C.E.?

Objective Structured Clinical Examination” / Avaliação Clínica Objetiva e Estruturada.

É uma ferramenta que permite avaliar o desempenho do aluno em diferentes situações previamente elaboradas, por meio de estações em rodízios. Utiliza simulação de situações diversas, com a possibilidade de uso de atores ou pacientes treinados, possibilitando a avaliação de habilidades como comunicação, realização de anamnese, exame físico, realizar diagnósticos diferenciais e outras habilidades.

A avaliação é realizada por avaliadores que utilizam um instrumento de checagem (check list) que relaciona as habilidades pontuadas naquela estação. Esta metodologia também pode oferecer ao aluno uma resposta imediata quanto à sua performance (feed-back), que ocorre após a realização da estação e/ou através de discussões após  realização de todas as estações (debriefing).

Ocorre em ambiente controlado e seguro, onde se pretende que a única variável seja o desempenho do aluno.

Qual o objetivo de realizar esta avaliação com os Internos?

Esta ferramenta possibilita a realização de uma avaliação tanto formativa quanto somativa e pode ser bastante útil ao longo do curso da graduação.

A avaliação formativa tem como principal objetivo verificar de forma gradativa se os alunos foram capazes de apreender o que foi oferecido ao longo de todo o curso, proporcionando uma compreensão de suas principais fragilidades e potenciais.

A somativa ocorre ao final de uma determinada etapa do curso e se propõem a verificar se os objetivos acadêmicos foram alcançados e se o aluno está apto a evoluir para uma nova etapa.

Os Grupos de Trabalho de Aprimoramento Curricular reconheceram o internato como uma fase do curso que ainda necessita de desenvolvimento neste campo. A proposta é poder utilizar esta ferramenta em outros momentos, de acordo com o projeto de em curso na FCM.

Objetivos da Avaliação Piloto O.S.C.E.

A atividade se propõe como marco na reconstrução de uma cultura de avaliação institucional na FCM. Ao longo deste processo, ficou claro que este é um momento de identificar os desafios e oportunidades para uso do O.S.C.E.

Quais as vantagens para os participantes da Avaliação Piloto O.S.C.E.?

Para os docentes, a oportunidade de aprimoramento de suas práticas de avaliação, identificando diferentes estratégias para uso na sua rotina e participando de um grupo com objetivos e interesses em comum.

Para os alunos vivenciar em ambiente protegido e seguro, situações que simulam a prática médica, com oportunidade de identificar suas potencialidades e possíveis lacunas.

Para a FCM a possibilidade de redefinir sua cultura avaliativa, refletir sobre seus objetivos institucionais a partir da análise de informações coletadas de maneira regular e sistematizada, durante todo o processo.

FCM realiza O.S.C.E. no próximo domingo
Classificado como: