PAPE

PROGRAMA DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO ESTUDANTE – PAPE

Coordenação: Sandra Torres Serra – Psicóloga

O PAPE da FCM tem como principal objetivo prestar assistência psicológica ao estudante de medicina, constituindo-se como um lugar institucional para o endereçamento das questões emocionais dos alunos, sejam estas de caráter acadêmico ou pessoal. Utilizando-se do referencial teórico da psicanálise, o PAPE oferece atendimento clínico a todos os alunos que procuram o Programa ou são encaminhados por professores, coordenadores ou outros colegas.

As atividades clínicas do PAPE compreendem o atendimento ambulatorial individual oferecido a todo o corpo discente e realizado sob demanda; a realização de entrevistas iniciais com os alunos ingressantes, bem como a elaboração de relatórios de atendimento e estudo de casos clínicos atendidos. Para solicitar atendimento, o aluno deve entrar em contato por email, telefone, ou comparecer à sala do PAPE situada no Pd. Américo Piquet Carneiro, segundo andar, Hall dos elevadores.

Além do atendimento clínico oferecido aos alunos, o PAPE coordena e operacionaliza dois Projetos de Extensão, a saber, o “Projeto Tutoria (Mentoring)” e o “Projeto PAPE-Pediatria: Fundamentando a práxis médica na humanização do atendimento à criança hospitalizada”. No Projeto Tutoria (Mentoring), os alunos constituem grupos que realizam quinzenalmente reuniões com um professor-tutor, a fim de discutirem temas pertinentes à formação acadêmica. A proposta é refletir sobre a formação médica em seus aspectos mais amplos, abarcando a vivência social e comunitária, os impasses da clínica, as perspectivas profissionais e o mercado de trabalho. A participação dos alunos é facultativa e os grupos são formados por alunos de diversas séries, sendo o tutor um facilitador dos encontros e promotor das discussões no grupo. O Projeto PAPE-Pediatria: Fundamentando a práxis médica na humanização do atendimento à criança hospitalizada, tem como principal objetivo oferecer aos alunos do segundo ano do curso de medicina a oportunidade para a aproximação do paciente pediátrico e sua família, através de sua inserção na Enfermaria de Pediatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto-HUPE. Esta aproximação objetiva que o aluno experiencie junto ao paciente e sua família as questões que envolvem o adoecer e suas repercussões subjetivas antes que ele obtenha os conhecimentos técnicos para o exercício da prática clínica. Ao estabelecer vínculos de proximidade com as crianças e seus familiares, os alunos podem deparar-se com questões de diversas ordens, para além de uma abordagem estritamente biológica do paciente. Este projeto é realizado nos dois semestres letivos, cada semestre contando com um grupo de até doze alunos. As questões que emergem nos alunos a partir do contato com os sujeitos internados e que dizem respeito à dor, a cronicidade de algumas patologias, aos limites da medicina, dentre outras, são trabalhadas no espaço de supervisão semanal oferecido aos alunos pelo PAPE, permitindo-lhes elaborar seus efeitos subjetivos.

No início de todo ano letivo o PAPE participa da programação da Semana de Recepção aos Calouros, promovida em parceria com o Centro Acadêmico Alexander Fleming-CASAF e a Coordenação de Graduação. No período de uma manhã durante a Semana de Recepção aos Calouros, o PAPE promove uma dinâmica de grupo com o grupo de alunos ingressantes, objetivando promover a integração da turma e iniciar junto a eles uma reflexão sobre a escolha pela profissão médica e as expectativas em torno do curso.
No âmbito da faculdade de Ciências Médicas, o PAPE vem contribuindo para o debate e elaboração de ações de prevenção e promoção da saúde dos alunos, bem como para a formulação de estratégias que configurem uma política de assistência aos estudantes que permitam o bem-estar físico, psíquico e emocional durante o seu percurso na graduação.

Endereço:

Av. Prof. Manuel de Abreu, 444 - 2º andar  Vila Isabel
Rio de Janeiro, RJ, 20550-170 

Telefone:

+55 (21) 2334-2079

Como chegar

Click to open larger map